Diagnósticos e Tratamento
Transfusão de Sangue
Transfusão de componentes do sangue: hemácias, plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado é o procedimento capaz de ofertar imediatamente esses componentes que estão em falta no paciente, seja por uma doença em que a medula não funciona ou situações que a medula está paralisada, como após tratamentos quimioterápicos ou após tratamentos cirúrgicos, traumatismos, sangramentos gastrointestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas.
Embora seja possível fazer uma transfusão de sangue total, como quando ocorre uma hemorragia grave, é mais comum serem feitas transfusões apenas dos componentes do sangue.
Existe a transfusão Alogênica: são transfundidos apenas componentes considerados necessários do sangue, utilizando produtos como os glóbulos vermelhos, plaquetas ou plasma fresco congelado. Essa transfusão acontece quando o sangue de outra pessoa é doado. E a transfusão Autóloga, que trata-se da coleta do sangue do próprio paciente antes de procedimentos cirúrgicos.
Assim, não ocorrerão reações adversas no momento que esse paciente receber a transfusão.
É necessário haver uma compatibilização entre o doador e o receptor, através de testes laboratoriais específicos, respeitado todos os critérios de segurança do paciente, para evitar complicações. É um procedimento hemoterápico seguro, desde que bem indicado e com acompanhamento de um médico.