Diagnósticos e Tratamento
Quimioterapia em Doenças Onco-hematologicas
A quimioterapia é um tipo de tratamento que consiste na aplicação de medicamentos para combater as células que formam os tumores (células doentes) ou se multiplicam desordenadamente, tendo como objetivo, destruir as células cancerosas.
O tratamento quimioterápico pode contar com um único medicamento ou com a combinação de vários deles (mistura de drogas e doses), geralmente por via intravenosa (na veia ou por cateteres) e/ou via oral (comprimidos ou cápsulas), durante a internação ou em ambulatório.
Como atuam em diversas etapas do metabolismo celular, essas medicações alcançam as células malignas em qualquer parte do organismo. O tratamento mata todas as células que se dividem rápido e, como os tumores podem se dividir rapidamente, os quimioterápicos acabam matando as células tumorais. No entanto, outras células também se dividem rapidamente, como, por exemplo, cabelo, unhas, células da defesa do organismo e mucosas, por isso os quimioterápicos são tóxicos para essas células.
São indicadas com objetivo de tratamento:
? Curativo. Visa erradicar completamente o tumor. É importante lembrar que a maioria dos médicos prefere não usar a palavra cura e sim "intenção curativa". Isso porque não existem garantias de cura pois, de forma geral, leva-se muitos anos para se ter certeza que um determinado paciente está realmente livre do câncer de forma definitiva.
? Controle da doença. Quando a cura não é possível, o objetivo passa a ser o controle da doença. Nesses casos, a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cresça ou se espalhe. Isso pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente. Em muitos casos, o câncer não desaparece completamente, mas é controlado como uma doença crônica.
? Paliativo. Para tumores em estágio avançado, o objetivo da quimioterapia é melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente, aliviando os sintomas provocados pelo câncer, o que se denomina quimioterapia paliativa.
E a escolha dos quimioterápicos, dependem do tipo da doença, do estágio e prognósticos da doença, idade do paciente, estado de saúde do paciente e quais tratamentos já realizados anteriormente. Assim, como definir o tempo de tratamento.