Diagnósticos e Tratamento

CAR-T Cell

CAR-T Cell - Foto 1

CAR-T Cell é o novo tratamento do câncer hematológico, aprovado recentemente pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso no Brasil.

Trata-se de um tratamento novo em que usa as próprias células de defesa do paciente para combater o câncer. Essa nova tecnologia envolve linfócitos do próprio paciente, utilizando a terapia celular geneticamente modificada, a partir dos linfócitos do próprio paciente e posteriormente devolvida a mesma pessoa.


A terapia CAR-T transfere geneticamente o poder de reconhecimento do linfócito B para o linfócito T, garantindo que a célula tenha tanto o reconhecimento como o poder de destruir as células tumorais. São células modificadas em laboratório específico.

Em todos os casos, a elegibilidade para o novo tratamento depende sempre da avaliação médica rigorosa de um hematologista. O CAR-T foi aprovado para pacientes que já falharam em várias linhas de tratamentos, incluindo quimioterapia e até mesmo transplante de medula.

Após o procedimento, há um acompanhamento de curto e longo prazo para o monitoramento das reações do procedimento. Esse processo é importante para evitar uma possível redução das contagens de sangue em geral e na capacidade de produzir anticorpos. Após esse período de 30 dias, o paciente está apto a voltar para sua casa.

As células CAR-T são consideradas revolucionárias no tratamento do câncer. Cerca de 90% dos pacientes portadores de leucemia linfoblástica aguda de células B e, sem quaisquer perspectivas de tratamento, responderam ao uso de células CAR-T, dos quais cerca de 60% obtiveram a cura. Outras doenças como o mieloma múltiplo e linfomas também apresentam excelente resposta ao tratamento com células CAR-T.